GEOEDUCAÇÃO EM ESPAÇOS SIMBÓLICOS

O Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES), há mais de uma década – desde 2006, quando se constituiu para além dos vínculos da pesquisa em ensino de Geografia – vem desenvolvendo estudos e metodologias capazes de tencionar a educação no amplo leque de temáticas que envolvem a Geografia. Considera a ciência geográfica um meio de pensar uma educação para o mundo em sua pluralidade e também uma forma de decifrar os símbolos e significados que compõem e são representativos daquilo que é o espaço em suas mais variadas escalas. O livro acompanha um movimento etnogeográfico que vem se adensando nos últimos anos, voltando-se para a descrição e explicação dos significados espaciais de ocasiões festivas ou rituais coletivos, de paisagens patrimoniais e turísticas, e de experiências educacionais contra-hegemônicas. Os autores (as) se inserem no debate vigoroso posto desde o “giro cultural” na década de 1980, tanto no plano nacional quanto internacional, o qual tem reverberado na produção de livros, artigos acadêmicos e influenciado temáticas culturais nos encaminhamentos presentes em livros didáticos e paradidáticos. O leitor terá uma melhor noção da geografia que pulsa e reverbera ideias no LEGES. Pluralidade e força de uma geografia criativa e mundana; tão sagrada quanto profana, preocupada com as experiências/vivências de pessoas... sujeitos capazes de desvelar geografias ainda incógnitas que permeiam o nosso planeta.

Para adquirir o livro, entrar em contato pelo email: cdennys@gmail.com 



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